Páginas

quarta-feira, 30 de março de 2022

Poções realiza o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF


Após adesão ao Selo UNICEF, Poções avança rumo à Certificação com a realização do 1º Fórum Comunitário. Poções é um dos 236 municípios baiano que aderiram à Edição 2021/2024.

O evento aconteceu na Câmara Municipal, iniciou-se com uma belíssima apresentação cultural interpretada pelas crianças e adolescentes usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Para a composição da mesa de abertura dos trabalhos, contamos com a honrosa presença do Tenente Vieira, 79º CIPM, da Secretária de Educação, Dirani Fagundes, da Articuladora do Selo, Nívia Brito, do Presidente do CMDCA, Adão Luz, representando a Administração Municipal, o Sr. Eduardo Chagas, Secretaria de Saúde, Flávio D’Antônio, Secretaria de Assistência Social, Ivanilce Liene, Representante do Legislativo, Vivaldo Junior, do Conselho Tutelar, Marcos Nunes e da adolescente Rafaela Oliveira, representante do NUCA.

O 1º Fórum Comunitário contou com um público de aproximadamente 165 pessoas. Após a abertura oficial com o pronunciamento das autoridades presentes no evento, o Presidente do CMDCA, Adão Luz, fez a apresentação dos integrantes do Conselho de Direito e agradeceu a todos pelo apoio e atenção dispensada no desenvolvimento das ações do conselho. Em seguida apresentou os adolescentes do NUCA que encantaram o público presente ao cantarem a canção “Semente do Amanhã”.  Apresentou ainda a Articuladora do Selo UNICEF no município, Nívia Brito e agradeceu pelo SIM ao convite para essa missão e parabenizou pela dedicação e compromisso irrestrito com a infância e adolescência.

A articuladora do Selo, Nívia Brito, destacou que o 1º Fórum Comunitário reafirma o compromisso da Gestão Municipal de fortalecer as políticas públicas voltadas para a infância e adolescência no município. Em seguida apresentou a Comissão Intersetorial e o diagnóstico da infância e adolescência. A Apresentação do resumo dos trabalhos e prioridades definidas pelos grupos de trabalhos que se reuniram anteriormente por segmento (Assistência Social, Educação e Saúde) foi conduzida pelos Mobilizadores: Bruna Renata Ramos, Assistência Social, Josimar Lima e Rubnilson Felix, Educação, Luciana Vasconcelos e Flávio D’Antônio, Saúde. Com base nas metas e propostas elaboradas pelos grupos de trabalho, a comissão intersetorial de articulação para o Selo Unicef e o CMDCA elaboraram o plano de ação municipal para reduzir as desigualdades, com metas consolidadas até o ano de 2024.

O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância - UNICEF, para estimular os municípios a implementarem políticas públicas para reduzir as desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

domingo, 20 de março de 2022

Poções realizará o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF em 29/03

 

A Prefeitura Municipal de Poções, por meio do CMDCA e da Comissão Intersetorial do Selo UNICEF, tem a honra de convidá-lo para participar do 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF - Edição 2021-2024. O evento será realizado no dia 29/03/2022 às 08h na Câmara Municipal de Poções.

Os Fóruns Comunitários são espaços de encontro entre pais, mães, irmãos e irmãs, avós e avôs, famílias, educadores, profissionais de saúde, assistentes sociais, gestores municipais, empresas, adolescentes e todos e todas que podem de alguma forma contribuir e analisar a situação das crianças e adolescentes, planejar e sugerir ações e avaliar o impacto das políticas sociais voltadas à infância e à adolescência.

As inscrições estão sendo realizadas na Sede da Secretaria Municipal de Educação de Poções. Em razão das limitações impostas pela pandemia, as vagas serão limitadas a 150 pessoas, respeitando os protocolos relativos à pandemia, como álcool gel, medição de temperatura, espaçamento nos bancos e uso obrigatório de máscara.

Apresentação do Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Estado da Bahia



O Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (CECA) realizou na última quarta-feira (16) a apresentação do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes do Estado da Bahia, com transmissão pelo Youtube da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS). A apresentação do documento contou com as participações do secretário da SJDHDS, Carlos Martins; da presidente do CECA, Regina Affonso; do vice-presidente, Marcos Antônio; da coordenadora da Comissão Intersetorial do Plano Decenal, Lara Matos; entre outros conselheiros e conselheiras.

Fonte: Justiça Social BA

quarta-feira, 16 de março de 2022

SMEP promove roda de conversa sobre o ECA com adolescentes do NUCA

Na tarde desta terça-feira (15), na Sede da Secretaria Municipal de Educação de Poções, aconteceu mais um encontro do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA). A reunião foi coordenada por Adão Luz, mobilizador do NUCA, e contou com a participação ativa dos adolescentes presentes, da articuladora do Selo Unicef, Nívia Brito, da Secretária de Educação, Dirani Fagundes e do nosso convidado especial, Laudelino Palmeira, o qual estabeleceu um importante diálogo sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente.

O NUCA é o Espaço de participação dos adolescentes construídos nos municípios participantes do Selo UNICEF e tem por objetivo apoiar os adolescentes no desenvolvimento de competências, contribuir para fortalecer sua capacidade de participar nas políticas públicas e promover o protagonismo juvenil.

Na ocasião, foi entregue para cada adolescente do Núcleo, um exemplar do Estatuto da Criança e do Adolescente disponibilizado pelo CAOCA/MPBA (Centro de Apoio Operacional da Criança e do Adolescente).

Comissão Intersetorial realiza reunião de Planejamento das Ações do Selo UNICEF 2021/2024

Na tarde da última quinta-feira (03/03), foi realizada na sede da Secretaria Municipal de Educação de Poções uma reunião da Comissão Intersetorial do Selo UNICEF com representantes de diversas áreas da Administração Municipal, cuja finalidade, foi discutir sobre planejamento integrado entre as secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde e ações voltadas à infância e à juventude.

Na ocasião, a Articuladora do Selo, Nívia Brito, fez a apresentação dos eixos que norteiam o trabalho para a conquista da certificação, que são: Os resultados sistêmicos; O Impacto social, que são os indicadores que mostram a realização de ações voltadas para crianças e adolescentes no Município; e a Participação Social, que estuda o envolvimento desse público nas ações. O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância - UNICEF, para estimular os municípios a implementarem políticas públicas para reduzir as desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A ação contou com a participação da Secretária de Educação, Dirani Fagundes, do Secretário de Administração, Joavan Emídio, da Secretária de Assistência Social, Orleide Pacheco, do representante da Secretaria de Saúde, Flávio D’Antônio, dos mobilizadores Bruna Renata, Luciana Vasconcelos, Josimar, Adão Luz e da articuladora do Selo, Nívia Brito.

A adesão do município de Poções ao Projeto do Selo Unicef, reafirma o seu compromisso em fortalecer as políticas públicas efetivas e alcance de avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos da criança e do adolescente.

Comissão Intersetorial reúne para alinhamentos das ações estratégicas

A Comissão Intersetorial do Selo Unicef realizou, nesta segunda-feira, 07/02, na Secretaria Municipal de Educação – SMEP, uma reunião intermediária para encadear/entrelaçar a realização das ações estratégicas do ano de 2022.

Na pauta, foram discutidos os Resultados Sistêmico, a realização do Curso EAD – Água, Saneamento e Promoção da Higiene nas Unidades de Saúde e o estudo preliminar pontos basilares do Guia Metodológico.

Cabe destacar que o Selo Unicef é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos da criança e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.

A Comissão tem cunho intersetorial e é formada por representantes das seguintes secretarias: Educação, Saúde e Assistência Social, bem como outras representatividade do município.

Prefeitura realiza primeiro encontro do Núcleo de Cidadania de Adolescentes.


A Prefeitura Municipal de Poções, por meio da Secretaria Municipal de Educação realizou o primeiro encontro do Núcleo de Cidadania de Adolescentes.

O encontro do NUCA ocorreu no dia 21/01/22 (sexta-feira), na Sede da Secretaria Municipal de Educação de Poções. A iniciativa faz parte das etapas do Selo Unicef, que orienta a formação dos núcleos nos municípios participantes e tem como objetivo estimular a discussão entre jovens sobre temas relacionados a criança e ao adolescente, desenvolvendo neles a capacidade de interferir e lutar pelas nossas políticas públicas.

O evento reuniu alunos representantes da rede municipal, estadual e particular, além da articuladora, Nívia Oliveira Lima de Brito, do mobilizador da educação Josimar Lima e do mobilizador de adolescentes, Adão Luz.

Nessa nova edição do Selo UNICEF, o município irá trabalhar de forma Intersetorial, buscando apoio e parceria dos mais variados segmentos sociais, para assim garantir políticas públicas de forma eficiente e democrática na busca de atender crianças e adolescentes.


Município de Poções adere ao Selo Unicef (2021-2024)

A Prefeitura Municipal de Poções aderiu ao Selo UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância - Edição 2021/2024). O Termo de adesão foi assinado pela Prefeita Irenilda Cunha de Magalhães, que reafirmou o seu compromisso de fortalecer as políticas públicas voltadas para a infância e adolescência no município.

O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.

A coordenação das ações está sendo feita pela Secretaria Municipal de Educação. Para a articulação/ implementação do Selo foi nomeada a professora Nívia Brito e para o trabalho de mobilização de adolescentes, foi nomeado o presidente do CMDCA, Adão Luz.