quarta-feira, 30 de março de 2022

Poções realiza o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF


Após adesão ao Selo UNICEF, Poções avança rumo à Certificação com a realização do 1º Fórum Comunitário. Poções é um dos 236 municípios baiano que aderiram à Edição 2021/2024.

O evento aconteceu na Câmara Municipal, iniciou-se com uma belíssima apresentação cultural interpretada pelas crianças e adolescentes usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Para a composição da mesa de abertura dos trabalhos, contamos com a honrosa presença do Tenente Vieira, 79º CIPM, da Secretária de Educação, Dirani Fagundes, da Articuladora do Selo, Nívia Brito, do Presidente do CMDCA, Adão Luz, representando a Administração Municipal, o Sr. Eduardo Chagas, Secretaria de Saúde, Flávio D’Antônio, Secretaria de Assistência Social, Ivanilce Liene, Representante do Legislativo, Vivaldo Junior, do Conselho Tutelar, Marcos Nunes e da adolescente Rafaela Oliveira, representante do NUCA.

O 1º Fórum Comunitário contou com um público de aproximadamente 165 pessoas. Após a abertura oficial com o pronunciamento das autoridades presentes no evento, o Presidente do CMDCA, Adão Luz, fez a apresentação dos integrantes do Conselho de Direito e agradeceu a todos pelo apoio e atenção dispensada no desenvolvimento das ações do conselho. Em seguida apresentou os adolescentes do NUCA que encantaram o público presente ao cantarem a canção “Semente do Amanhã”.  Apresentou ainda a Articuladora do Selo UNICEF no município, Nívia Brito e agradeceu pelo SIM ao convite para essa missão e parabenizou pela dedicação e compromisso irrestrito com a infância e adolescência.

A articuladora do Selo, Nívia Brito, destacou que o 1º Fórum Comunitário reafirma o compromisso da Gestão Municipal de fortalecer as políticas públicas voltadas para a infância e adolescência no município. Em seguida apresentou a Comissão Intersetorial e o diagnóstico da infância e adolescência. A Apresentação do resumo dos trabalhos e prioridades definidas pelos grupos de trabalhos que se reuniram anteriormente por segmento (Assistência Social, Educação e Saúde) foi conduzida pelos Mobilizadores: Bruna Renata Ramos, Assistência Social, Josimar Lima e Rubnilson Felix, Educação, Luciana Vasconcelos e Flávio D’Antônio, Saúde. Com base nas metas e propostas elaboradas pelos grupos de trabalho, a comissão intersetorial de articulação para o Selo Unicef e o CMDCA elaboraram o plano de ação municipal para reduzir as desigualdades, com metas consolidadas até o ano de 2024.

O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância - UNICEF, para estimular os municípios a implementarem políticas públicas para reduzir as desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário