segunda-feira, 23 de maio de 2022

Edital Fundos da Infância e da Adolescência 2022

Edital Fundos da Infância e da Adolescência 2022

INSCRIÇÕES 16/05/2022 até 29/07/2022 Até às 18:00 Horário de Brasília

O Edital Fundos da Infância e Adolescência de 2022 selecionará projetos que atuem para assegurar direitos de crianças, adolescentes e suas famílias, considerando também o contexto dos múltiplos impactos da pandemia do Covid-19.

O Edital FIA 2022 aceitará apenas inscrições efetuadas por Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente – órgãos responsáveis pela deliberação e controle da política de garantia dos direitos da criança e do adolescente e pela gestão dos seus respectivos Fundos.

O Edital está aberto para inscrições dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente de todo o Brasil.

Maiores Informações clique aqui!

Fonte: Itaú Social

sábado, 14 de maio de 2022

18 de Maio: Palestra "As inovações da Lei 13.431/2017: A Escuta Especializada de Crianças e Adolescentes Vítimas ou testemunhas de violência"

 


É durante o mês de maio que família, educadores, sociedade civil, governos, instituições de atendimento, igrejas, templos, universidades, mídia, entre outros, estão juntos divulgando, entendendo o tema, debatendo com a rede, conversando com crianças e adolescentes e enfrentando o problema.

Na perspectiva de ampliar o debate sobre "As inovações da Lei 13.431/2017: A Escuta Especializada de Crianças e Adolescentes Vítimas ou testemunhas de violência", a programação do Dia 18 de maio, organizada pelo CMDCA e Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), contará com a conceituada presença do Promotor de Justiça da Infância e Juventude do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), Millen Castro.

Lembrando que as vagas são limitadas a 180 pessoas, respeitando os medidas de saúde e segurança do Covid-19. As inscrições estão sendo realizadas na Secretaria Municipal de Educação (SMEP). 

Participe!

#FAÇABONITO #18deMaio

18 de Maio: Palestra "Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes: os sinais apontados pela vítima e as consequências da violação sofrida"

 

A prática do abuso e exploração sexual infanto juvenil geram graves consequências para a saúde mental de crianças e adolescentes vítimas deste problema. Diante deste cenário, a Psicologia torna-se um componente extremamente fundamental para o enfrentamento da problemática.

Com o objetivo de discutir sobre os danos psicológicos sofridos pela criança e adolescente vítima de violência sexual, a programação do 18 de maio, organizada pelo CMDCA e a Secretaria Municipal de Assistência Social, contará com uma palestra sobre o tema "Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes: os sinais apontados pela vítima e as consequências da violação sofrida".

A palestrante convidada para a discussão sobre o tema é Conceição Muniz, Psicóloga, especialista em Neuropsicologia, Dependência Química e outros transtornos compulsivos e Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça.

Vamos juntos ampliar o debate para garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

#18demaio #Palestrante #FAÇABONITO!

Programação do Dia 18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

Em alusão ao Dia 18 de maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes-, o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA) e a Secretaria Municipal de Assistência Social, estará realizando, no dia D, das 8h às 12h, na Câmara de Vereadores, uma programação especial para contribuir com o debate de enfrentamento à violência sexual infanto juvenil.

A ação é desenvolvida em parceira com o Sistema de Garantia de Direitos (SGD). As inscrições estão sendo realizadas na Secretaria Municipal de Educação. As vagas são limitadas a 180 pessoas, respeitando os protocolos de enfrentamento a COVID-19, como álcool em gel, espaçamento entre os bancos e uso obrigatório de máscara. Participe!

#18demaio #FaçaBonitoPoções



CMDCA de Poções realiza reunião Extraordinária com atores do SGD e adolescentes do NUCA


Foi realizada no dia 04/05/22 uma Reunião Extraordinária do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, no espaço da Câmara Municipal, onde contou com a presença salutar dos adolescentes do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes – NUCA e dos atores do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente. 

Durante a reunião foram abordadas as pautas: I. Campanha de Enfrentamento a Violência Sexual infanto juvenil – 18 de Maio; II. Diálogo sobre a implementação da Lei da Escuta Protegida (Lei 13.431/2017); III. Campanha contra o fornecimento indevido de bebidas alcoólicas para crianças e adolescentes; IV. Diálogo sobre o atendimento socioeducativo ao adolescente a quem é atribuído a autoria da prática de ato infracional; V. Ações de combate ao trabalho infantil e evasão escolar; VI. Prevenção contra o suicídio e automutiliação; e em seguida, deliberadas as ações estratégicas.


A reunião foi conduzida por Adão Luz, Presidente do CMDCA e contou com a participação dos atores do SGD: Gracionete Ribeiro – Rep. Judiciário, Ten. PM Cláudio Roberto – 79ª CIPM, Luciana Vasconcelos – SMS/CMDCA, Jussara Rocha - CRAS, Bruna Renata – SMAS/CMDCA, Ana Carine Aguiar – CAMVI, Gabriela Godeiro – CT, Polyana Almeida – CT, Leonor Magda – CREAS, Hiale Silva, Kiarah Samantha, Elen Sousa  e Mirela Santos – Núcleo de Cidadania dos Adolescentes, Rita Schettini e Marcelo Silva – CMDCA, Eduardo de Jesus, Davi de Sousa, Adeni da Cruz – CEACAP, Ailana Graziela - SMAS, Daniany Fernandes - CRAS, Larissa Laranjeira – Comissão DCA Legislativo Municipal.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente  é um órgão paritário que conta com a participação da sociedade civil e do Poder Executivo municipal. Ele propõe, delibera e controla as políticas públicas municipais voltadas para promoção, proteção e defesa dos direitos crianças e adolescentes.

quarta-feira, 11 de maio de 2022

18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

 

O mês de maio é o mês de combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes. Mais que um mês de luta, o Maio Laranja é um período de reflexão e de chamada para a ação.
A Prefeitura de Poções (@prefeituradepocoes), por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), em parceira com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Poções (CMDCA) e com o Sistema de Garantia de Direitos (SGD), apoia essa causa. Nos próximos dias, o CMDCA estará promovendo diversas ações de enfrentamento e prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes no município.
A Campanha Faça Bonito-Proteja Nossas Crianças e Adolescentes traz como símbolo, uma flor de cor laranja e visa representar a lembrança dos desenhos feitos na infância e a necessidade de cuidado e proteção nesta fase tão importante da vida.
Vamos juntos dar voz a esta causa! Faça bonito! Proteja nossas crianças e adolescentes. Não se cale. Denuncie!

VI Campanha de doação a ser abatida do Imposto de Renda

Live: Depoimento especial de criança e adolescente vítima ou testemunha de violência